A onça parda fêmea, de cinco meses de idade, que havia sido atropelada na BR-359, em Alcinópolis, a 387 quilômetros de Campo Grande, teve que ser sacrificada nesta quarta-feira (6). O animal teve fratura compressiva de 13ª vértebra toráxica e ruptura total de medula espinhal, o que impossibilitava qualquer procedimento cirúrgico. O veterinário Ricardo Salomão, da Uniderp-Anhanguera, disse que até haveria possibilidade de cirurgia por conta da fratura. “A gente tenta fazer isso em cães e gatos e já é difícil, em um animal silvestre é dez vezes mais difícil”, disse. Mas, por causa da ruptura total de medula espinhal, este procedimento seria impossível. Para a eutanásia, segundo Salomão, a onça foi submetida a pré-medicação anestésica para que fosse sedada e, posteriormente, anestesia geral. Em seguida, foi aplicada uma dose de cloreto de potássio, que provocou a parada cardiorrespiratória.
A onça foi encontrada na terça-feira (5) por um caminhoneiro que passava pela rodovia. Ele chamou a polícia e o animal foi transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
COMENTÁRIO:
Não é novidade alguma a morte de animais em estradas municipais, estaduais e federais do nosso país, mas o que mais me impressiona é que não se faz nada para evitar essas mortes. São poucas as rodovias federais, saliento-lhes, PRIVATIZADAS e com PEDÁGIOS CARISSIMOS tem CORREDORES ECOLÓGICOS e algum tipo de sinalização. Mas por outro lado onde é que está a conscientização do homem ao cruzar essas estradas, por onde é sabido que pode-se cruzar com um animal silvestre ou doméstico, inocente e indefeso? A resposta talvez seja a mesma relacionada ao trânsito urbano onde o condutor não respeita a vida de outro ser humano, o que dirá á um animal silvestre. Uma outra coisinha: Nossas florestas estão cada vez mais sem os grandes mamíferos e isso pode gerar uma grave consequencia: A diminuição ou até a falta de dispersores de sementes.
ABAIXO FOTOS DO FILHOTE
ABAIXO FOTOS DO FILHOTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário